Cirurgia de Ceratocone

Você está em: Exames / Cirurgia de Ceratocone

O que é?

O ceratocone é uma doença da córnea de etiologia discutida, hereditária, que acomete o adolescente ou adulto jovem e se caracteriza por um afinamento e deformação progressiva desta membrana, levando ao aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular e acentuada baixa da acuidade visual.

Os sintomas apresentados pelo paciente no início da doença são desconforto visual, dor de cabeça, fotofobia, baixa da acuidade visual e troca freqüente das lentes dos óculos. 

Nas fases mais adiantadas a correção visual com óculos já não resolve e as lentes de contato passam a ser a opção para correção da visão. Entretanto a tolerância ás lentes é baixa e a adaptação às mesmas é difícil e às vezes, impossível.

O ceratocone tem associação freqüente com alergia e o prurido ocular pode ser o gatilho que desencadeia a doença. Em geral, quanto mais precoce o aparecimento da doença, pior o prognóstico.

 

Podemos classificar o cone em 4 graus evolutivos, de acordo com a severidade da doença. Assim nos estágios iniciais não existem alterações ao exame clínico senão a baixa da visão com óculos. Nos estágios mais avançados, as alterações são evidentes, e consistem no afinamento e dilatação da córnea, com aparecimento de opacidades e baixa acentuada da acuidade visual. A visão só é possível com lentes de contato.

Ceratocone e Anel de Ferrara

O diagnóstico do ceratocone tem aumentado muito nos últimos tempos devido a que, um número cada vez maior de míopes procura a cura pela Excimer Laser e ao fazê-lo se submete ao exame de topografia corneana. Este exame mostra a forma da córnea e por isso permite identificar de imediato o ceratocone.

O ceratocone decorre de um enfraquecimento da córnea e, por isso, não se presta à correção pelo laser. A tolerância às lentes de contato nem sempre é adequada e a visão com óculos é muito ruim.

Unidade Barreiro

Rua Desembargador Ribeiro da Luz, 265 – Barreiro – Belo Horizonte – Minas Gerais

Telefone: (31) 2552-0910

Unidade Funcionários

Av. Brasil, 1312 – Santa Efigênia – Belo Horizonte – Minas Gerais 

Telefone:  (31) 3222-0428

Unidade Betânia

Rua Úrsula Paulino, 1417 – Betânia – Belo Horizonte – Minas Gerais -Brasil

Telefone: (31)3386-9919

© 2019 Todos os direitos reservados a Instituto de Olhos de Minas Gerais.